Autor: Lemony Snicket
Páginas: 152
Capa: Mole
Sinopse: Lamento dizer-te que o livro que tens nas mãos é extremamente desagradável. Conta uma triste história acerca de três crianças muito infelizes. Ainda que sejam encantadoras e espertas, as suas vidas estão plenas de desgraças e atribulações. Desde a primeira página deste livro, quando as crianças estão na praia e recebem uma terrível notícia e depois ao longo de toda a história, o infortúnio segue-lhes os passos por toda a parte. Pode-se mesmo dizer que parecem atrair a desgraça como se tivessem um íman.
Para falar apenas do presente livro, os três infelizes têm de enfrentar um ganancioso e repulsivo patife, andam com roupa esfarrapada, sobrevivem a um calamitoso incêndio e a uma ardilosa trama para lhes roubarem a fortuna.
Opinião:
Já ouvi falar destes livros muitas vezes, mas só descobri que tinham sido traduzidos para português há alguns dias, aquando de uma das minhas raras visitas à biblioteca da minha escola.
Nas primeiras páginas achei-o um pouco infantil de mais para mim, mas não desisti da história... e ainda bem, porque no fim adorei e só pensava em ler o segundo livro!
Sim, é basicamente destinado a crianças, mas a história é muito interessante e diferente. A pobre vida dos três órfãos Baudelaire está recheada de desgraças e humor. A escrita é incrível e o facto de o autor escrever como se estivesse a relatar a vida de três pessoas reais é muito distinta e criativa - eu própria, ao ler esta frase que acabei de escrever, me sinto um pouco confusa, mas não consigo de pensar noutra maneira de explicar as emoções que este livro transmite.
Sem saber o que fazia, dei por mim a tentar pensar nas soluções para os problemas de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, a decifrar as pistas e, ao mesmo tempo, a torcer pelos três irmãos.
Para além de todos os aspectos positivos que já referi anteriormente, esta foi outra leitura fácil e bastante rápida.
Sem dúvida que esta tornou-se uma das minhas colecções favoritas.