Pages

Procurar

Thursday, 17 March 2011

Um dos últimos que fiz!



O primeiro trabalho que irei partilhar convosco, é um dos últimos que fiz (aliás, fi-lo no dia 13 de Março de 2011) para História de 7º ano.
É um trabalho de pesquisa sobre a Romanização da Península Ibérica e a Romanização em geral. Comentem!

   
  •  O Latim:
Do Latim derivam várias línguas como o português, o francês, o italiano, o espanhol e o romeno.

  • Principais Vestígios dos Romanos na Península Ibérica:
Alguns dos principais vestígios dos Romanos foram o Latim e a arquitectura.

Construíram-se centros urbanos seguindo o modelo de Roma, abriram-se estradas para ligar as principais cidades da península, ergueram-se templos, teatros, aquedutos...
A telha substituiu o colmo, os pavimentos de argila substituíram o chão de terra batida.
Na agricultura os romanos ensinaram técnicas mais eficazes de cultivar a vinha, o trigo, a oliveira e outras árvores de fruto.
Na Indústria, os romanos desenvolveram técnicas de salga de peixe, como o bacalhau, e fabrico de molhos. Intensificaram a exploração de minas e pedreiras.

Como a produção,  o comércio  e a circulação de mercadorias aumentaram, bem como a utilização da moeda.


  • Conímbriga:
Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, é a estação arqueológica romana mais bem estudada no país. Conímbriga foi, na época da Invasão romana da Península Ibérica, a principal cidade do Conventus Scallabitanus, província romana da Lusitânia.
No reinado do imperador César Augusto (séc. I), a cidade sofreu importantes obras de urbanização, tendo sido construídas as termas públicas e o Forum.






Espero que tenham gostado! :)
Twi-Gleek