Pages

Procurar

Saturday, 13 October 2012

Chocky - O Amigo Invisível (John Wyndham)

Título: Chocky - O Amigo Invisível
Autor: John Wyndham
Tradução: Luzia Almeida
Páginas: 156
Capa: Mole
PVP: 12, 90 €

Sinopse: 
A família Gore já se tinha confrontado com a amiga imaginária da pequena Polly, a filha mais nova. Tinha sido um período atribulado mas, assim como viera, fora esquecido. Porém, quando já não seria de esperar, é Mathew que aos onze anos começa a ter estranhos diálogos com um personagem aparentemente imaginário. A princípio, os pais tentam não se preocupar, mas torna-se evidente que, longe de ser imaginário, aquele «amigo» possui características claramente alienígenas. A situação acaba por se descontrolar e Mathew fica exposto à atenção dos meios de comunicação e, mesmo, dos sombrios lobbies governamentais.

Opinião:
Este livro deixou-me um pouco confusa e dividida. Não sei bem como o posso classificar como um todo.
Achei a primeira parte do livro um pouco lenta. Alguma acção aqui e ali, mas foi algumas páginas depois do meio que a história realmente me cativou.
Escrito de uma forma simples, cativante e humorística em algumas partes, sério, científico e lento noutras. Dos últimos livros que li, este foi, sem dúvida o que mais me deixou a pensar que pontuação lhe dar, por isso vou pelo velho amigo '50/50'.
Gostei muito da história em geral e da ideia de que o autor nos apresenta um extra-terrestre, não como uma forma de vida superior, verde e com três tentáculos na vez de pernas, mas como um 'amigo'. Uma criatura invisível que veio à Terra descobrir novas formas de vida, tal como os humanos tentam fazer há anos e anos - essa ideia de que também os habitantes de outros planetas, a anos-luz do nosso, procuram encontrar provas de que não estão sozinhos no Universo fez com que me identificasse imediatamente com o livro.
Mas foi o ritmo a que a história nos foi apresentada, como já disse, e os 'espaços livres' no meio de cenas de acção muito bem conseguidas que me fizeram pensar se seria digno de quatro estrelas, sequer. Felizmente, o fim comovente e inspirador conseguiu completamente compensar tudo isso e sim, é um livro merecedor de quatro estrelas.