Pages

Procurar

Monday, 12 November 2012

Uma Série de Desgraças - A Sala dos Répteis (Lemony Snicket)

Título: Uma Série de Desgraças - A Sala dos Répteis
Autor: Lemony Snicket
Páginas: 176
Capa: Mole
 
 
Sinopse: Se pegou neste livro, esperando encontrar nele uma história simples e divertida, lamento, pois pegou no livro errado. A história pode parecer divertida a princípio, na altura em que os irmãos Baudelaire passam algum tempo na companhia duns répteis interessantes e dum tio amalucado. Mas não se deixe enganar. Se acaso já conhece os azarentos irmãos Baudelaire, então sabe que até as ocorrências agradáveis conduzem à mesma via de infortúnio.
A verdade é que, nestas páginas que agora folheia, os três manos sofrem um acidente de automóvel, suportam um odor horrível, defrontam uma serpente mortífera, um facalhão, um candeeiro de bronze de grandes dimensões e o reaparecimento duma pessoa que esperavam nunca mais ver na vida.

Opinião:
Por muito que tenha gostado do primeiro volume de 'Uma Série de Desgraças', não o consigo comparar com este.
O segundo livro desta colecção deixa o leitor a torcer para que tudo corra bem para os irmãos Baudelaire, pois o seu novo encarregado de educação é um simpático e energético herpetologista, com uma enorme colecção de cobras, lagartos e sapos, vindos de todos os cantos do mundo, que guarda na sua preciosa Sala dos Répteis.
Como todos os bons livros, deixa-nos a roer as unhas desde a primeira até à última página... Tudo lhes parece estar a correr às mil maravilhas na casa do Tio Monty, até que o conde Olaf decide aparecer e estragar tudo!
Adorei todos os diferentes tipos de répteis desconhecidos que foram incluídos na história e a carinhosa amizade entre a pequena Sunny e a víbora-incrivelmente-mortífera, mas foi, mais uma vez, a simples e distinta escrita que me cativaram.
O autor, utilizando cómicas 'experiências' da sua própria vida, transmite-nos lições de vida disfarçadas de uma triste história de três órfãos azarados.
Não será, tenho a certeza, uma opinião muito recheada, mas tudo o que há para ser dito sobre este livro é que, realmente, uma desgraça nunca vem só... por isso todos os que lerem este segundo volume irão esperar ansiosamente pelo próximo devorá-lo com a mesma sofreguidão.

Sunday, 11 November 2012

Uma Série de Desgraças - Mau Começo (Lemony Snicket)

Título: Uma Série de Desgraças - Mau Começo
Autor: Lemony Snicket
Páginas: 152
Capa: Mole
 
Sinopse: Lamento dizer-te que o livro que tens nas mãos é extremamente desagradável. Conta uma triste história acerca de três crianças muito infelizes. Ainda que sejam encantadoras e espertas, as suas vidas estão plenas de desgraças e atribulações. Desde a primeira página deste livro, quando as crianças estão na praia e recebem uma terrível notícia e depois ao longo de toda a história, o infortúnio segue-lhes os passos por toda a parte. Pode-se mesmo dizer que parecem atrair a desgraça como se tivessem um íman.
Para falar apenas do presente livro, os três infelizes têm de enfrentar um ganancioso e repulsivo patife, andam com roupa esfarrapada, sobrevivem a um calamitoso incêndio e a uma ardilosa trama para lhes roubarem a fortuna.

Opinião:
Já ouvi falar destes livros muitas vezes, mas só descobri que tinham sido traduzidos para português há alguns dias, aquando de uma das minhas raras visitas à biblioteca da minha escola.
Nas primeiras páginas achei-o um pouco infantil de mais para mim, mas não desisti da história... e ainda bem, porque no fim adorei e só pensava em ler o segundo livro!
Sim, é basicamente destinado a crianças, mas a história é muito interessante e diferente. A pobre vida dos três órfãos Baudelaire está recheada de desgraças e humor. A escrita é incrível e o facto de o autor escrever como se estivesse a relatar a vida de três pessoas reais é muito distinta e criativa - eu própria, ao ler esta frase que acabei de escrever, me sinto um pouco confusa, mas não consigo de pensar noutra maneira de explicar as emoções que este livro transmite.
Sem saber o que fazia, dei por mim a tentar pensar nas soluções para os problemas de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, a decifrar as pistas e, ao mesmo tempo, a torcer pelos três irmãos.
Para além de todos os aspectos positivos que já referi anteriormente, esta foi outra leitura fácil e bastante rápida.
Sem dúvida que esta tornou-se uma das minhas colecções favoritas.

Anne Frank - Uma Vida (Fundação Anne Frank - Ruud van der Rol e Rian Verhoeven)

Título: Anne Frank - Uma Vida
Autor: Fundação Anne Frank (Ruud van der Rol e Rian Verhoeven)
Páginas: 64
Capa: Dura


Opinião:
Não coloquei aqui a sinopse do livro por várias razões, mas a principal é porque esta é a história da vida de Anne Frank e não seria necessário escrever um longo documento para explicar aos leitores quem é Anne Frank.
Desde que, em Setembro deste ano, li o diário desta rapariga judia que tenho vindo a ler tudo a que posso deitar às mãos que seja minimamente relacionado com a 2ª Guerra Mundial, Hitler e o Holocausto.
Mas, mais do que isso, tenho vindo a perceber o quanto, em várias partes do seu diário, eu concordo ou me identifico com Anne Frank. Como eu, ela era uma adolescente e, como eu, ela tinha uma mentalidade de adolescente, independentemente da altura da História em que viveu.
Nunca consegui - nem nunca conseguirei - expressar o meu respeito por todos os que sofreram às mãos dos Nazis e da Guerra, mas posso dizer - e digo, todos os dias - que, para mim, eles são heróis. A Anne Frank é apenas uma de muitas, mas a sua história comoveu-me mais do que qualquer outro livro que já li, por isso quando vi esta biografia na biblioteca da minha escola, não havia outra coisa a fazer senão requisitá-lo.
Tem algum texto - resumindo o diário escrito por Anne e algumas outras informações sobre a vida nesses tristes anos -, mas o que mais me impressionou foram as imagens e fotografias da família Frank, do Anexo e aqueles lá escondidos, os que os ajudaram e muito mais. Tenho a certeza de que as curtas legendas dessas fotografias não deixarão os seus leitores indiferentes e espero que este seja um livro que nos faça, para sempre, lembrar que outros sofreram - e continuam a sofrer - às custas da sua fé, pois outros acreditavam que eles eram de uma espécie inferior que deveria ser eliminada.

Ética Para Um Jovem (Fernando Savater)

Título: Ética Para Um Jovem
Autor: Fernando Savater
Tradução: Miguel Serras Pereira
Páginas: 160
Capa: Mole
P.V.P.: 11, 90 €

Sinopse:
Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citações de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores.

Opinião:
Como é que este livro me chegou às mãos é uma história muito mais interessante e esquisita do que alguma vez a podia fazer parecer, mas vou fazer o meu melhor:
Basicamente, a minha professora de Educação Física emprestou-me, devido a algumas coisas que lhe confidenciei, relacionadas com uma outra pessoa da nossa turma. Quando mo passou para as mãos, disse-me que, depois de o ler, lhe dissesse a quem eu achava que ela deveria emprestar a seguir. Logo na primeira página, ela tinha escrito uma mensagem para todos aqueles que lessem aquele livro, o que realmente me deixou curiosa.
Agora, a minha opinião:
É, sem dúvida, um livro de leitura bastante rápida e fácil, o que não significa, claro, que não seja verdadeiro, interessante e extremamente útil para algumas situações em particular.
Adoro o facto de que, no fim de cada capítulo, sejam citados alguns livros ou até mesmo pessoas e que, mesmo no decorrer do capítulo em si sejam utilizados exemplos muito cativantes e diferentes, e ainda assim, muito fáceis de compreender.
Também gostei muito da escrita utilizada porque, para além de poético e distinto, este é um livro dedicado a jovens. O escritor, Fernando Savater, escreve como uma carta ao filho adolescente e relembra algumas situações vividas pelo próprio.
É também de apontar a última parte do livro, que serve de epílogo. Foi escrito alguns anos depois de tudo o resto e, sendo o filho do escritor já adulto, esse último capítulo é dedicado a nós, jovens que o lemos e aos adultos que um dia já estiveram na nossa situação, passando uma mensagem muito forte e comovente que certamente acompanhará quem a ler até ao fim das suas vidas!

Saturday, 3 November 2012

The Casual Vacancy (J.K. Rowling)

 
Esta opinião irá ser reescrita com todas as informações em português assim que o livro estiver oficialmente à venda em Portugal.
 
Título: The Casual Vacancy
Autor: J.K. Rowling
(edição em inglês)
Páginas: 503
Capa: Dura
PVP: £20.00

Sinopse:
When Barry Fairbrother dies in his early forties, the town of Pagford is left in shock.
Pagford is, seemingly, an English idyll, with a cobbled market square and an ancient abbey, but what lies behind the pretty facade is a town at war.
Rich at war with poor, teenagers at war with their parents, wives at war with their husbands, teachers at war with their pupils…Pagford is not what it first seems.
And the empty seat left by Barry on the parish council soon becomes the catalyst for the biggest war the town has yet seen. Who will triumph in an election fraught with passion, duplicity, and unexpected revelations?

Opinião:
Começo por dizer que é a primeira vez que dou a minha opinião sobre um livro da única J.K. Rowling, por isso posso não conseguir fazer jus à 'Rainha'.
Esta opinião pode ser inicada de uma maneira um pouco diferente do que costumo fazer: vou começar por comentar a capa ('Não julgues um livro pela capa', eu sei), visto que nas primeiras opiniões portuguesa que vi sobre este livro, esta foi comentada negativamente.
Na realidade, eu acho esta capa bastante interessante - simples, mas tem algo que a faz misteriosa e cativante.
Passando então ao que vos interessa.
Já ouvi bastantes pessoas que dizem que o novo livro da autora de Harry Potter arruinou a sua infância, a sua ideia da J.K.R. ou a sua ideia da própria saga do HP. Ela seguiu em frente, mesmo sentido tanta ou mais falta do Harry como todos nós.
Pois eu discordo. Adorei este livro e, algo que pensei nunca ser possível, ganhei ainda mais respeito por esta incrível escritora. Apesar de toda a antecipação e os elevados padrões em que foi colocada pelos seus primeiros livros, escreveu uma história que sabia que causaria muita controvérsia.
São os temas menos 'mágicos' que fazem deste um livro para adultos: palavrões a cada duas linhas, sexo, abuso de drogas, currupção, violência...
A escrita é, claro, tão boa ou melhor do que a de HP e, especialmente as últimas páginas contam a história mais comovente que li em muito tempo.
Não vou dizer que algumas cenas pareçam exageradas ou forçadas - como senti inicialmente ao ler o livro -, porque sei que existem muitas daquelas personagens na vida real, infelizmente, mas com um nome diferente. É esse aspecto - que à primeira vista parece demasiado exagerado - que torna esta história tão real e tão profunda.
Esperarei, assim, pela edição portuguesa, para poder ver por mim mesma como foi traduzido este livro a não perder da Rainha Rowling.

Duas Espadas e Um Arco (Joana Silva)

Autor: Joana Silva
Páginas: 142
Capa: Mole
PVP: 10,00 €

Sinopse:
Já ouviste falar de feiticeiros que não usam varinhas?
Que saltam no tempo e no espaço? E que são imortais?
A Raquel, a Sara e a Alice também nunca tinham ouvido falar! Mas descobriram que embora os humanos não os vejam, não quer dizer que não existam!
Esta é a história de três amigas desta era, deste tempo, deste século, que viajaram para trás no tempo, encontrando o seu futuro no passado e vivendo aventuras impossíveis de viver neste mundo tal como o conheces.

Opinião:
Sem dúvida um livro mágico, repleto de tudo o que adoro: magia, romance, viagens do tempo, etc.
Infelizmente, o que me fez, por muitas vezes, deixá-lo de lado foi a quantidade de erros ortográficos, má contrução de frases e a escrita pobre no geral. O diálogo também deixa muito a desejar, ainda que, para mim, esse seja um dos pontos fortes da história: foi escrito por uma adolescente e as personagens, sendo adolescentes, serão muito mais relacionáveis para leitores como eu, falando a nossa 'língua'.
Mas o que tem de bom compensa tudo isso e o que tenho a dizer é que é de leitura rápida e fácil (o que, para mim, foi óptimo, pois tinha acabado de ler um livro algo pesado e mentalmente desgastante), é jovem tem algumas cenas muito bem conseguidas (mas que, no seu lado negativo, parecem um pouco forçadas, devido ao estilo de escrita do resto do livro).
Acção, romance, magia e originalidade não faltam nesta narrativa, bem como alguns poemas muito interessantes.
Devo dizer que, se alguém com um pouco mais de experiência nesta área se dispusesse a rever todo o livro, corrigindo todos os erros e reescrever algumas cenas, este livro estaria, com certeza, na corrida para um dos mais originais livros de fantasia portuguesa para jovens.
Apesar de tudo, remondo este livro a todos os amantes de fantasia. Se a autora quiser realmente continuar a escrever, poderá certamente crescer a nível de escrita e melhorar a sua prestação a cada nova história.
Para finalizar, gostava de agradecer à autora pela incrível dedicatória com que assinou a minha cópia e espero que, um dia, se o meu próprio livro algum dia vier a ser publicado, eu tenha a honra de lhe dedicar uma cópia e esperar pela sua opinião, tal como dou a minha hoje.

Saturday, 13 October 2012

Chocky - O Amigo Invisível (John Wyndham)

Título: Chocky - O Amigo Invisível
Autor: John Wyndham
Tradução: Luzia Almeida
Páginas: 156
Capa: Mole
PVP: 12, 90 €

Sinopse: 
A família Gore já se tinha confrontado com a amiga imaginária da pequena Polly, a filha mais nova. Tinha sido um período atribulado mas, assim como viera, fora esquecido. Porém, quando já não seria de esperar, é Mathew que aos onze anos começa a ter estranhos diálogos com um personagem aparentemente imaginário. A princípio, os pais tentam não se preocupar, mas torna-se evidente que, longe de ser imaginário, aquele «amigo» possui características claramente alienígenas. A situação acaba por se descontrolar e Mathew fica exposto à atenção dos meios de comunicação e, mesmo, dos sombrios lobbies governamentais.

Opinião:
Este livro deixou-me um pouco confusa e dividida. Não sei bem como o posso classificar como um todo.
Achei a primeira parte do livro um pouco lenta. Alguma acção aqui e ali, mas foi algumas páginas depois do meio que a história realmente me cativou.
Escrito de uma forma simples, cativante e humorística em algumas partes, sério, científico e lento noutras. Dos últimos livros que li, este foi, sem dúvida o que mais me deixou a pensar que pontuação lhe dar, por isso vou pelo velho amigo '50/50'.
Gostei muito da história em geral e da ideia de que o autor nos apresenta um extra-terrestre, não como uma forma de vida superior, verde e com três tentáculos na vez de pernas, mas como um 'amigo'. Uma criatura invisível que veio à Terra descobrir novas formas de vida, tal como os humanos tentam fazer há anos e anos - essa ideia de que também os habitantes de outros planetas, a anos-luz do nosso, procuram encontrar provas de que não estão sozinhos no Universo fez com que me identificasse imediatamente com o livro.
Mas foi o ritmo a que a história nos foi apresentada, como já disse, e os 'espaços livres' no meio de cenas de acção muito bem conseguidas que me fizeram pensar se seria digno de quatro estrelas, sequer. Felizmente, o fim comovente e inspirador conseguiu completamente compensar tudo isso e sim, é um livro merecedor de quatro estrelas.

Monday, 8 October 2012

Mais Que Humano (Theodore Sturgeon)

Título: Mais Que Humano
Autor: Theodore Sturgeon
Tradução: Miguel Romeira
Páginas: 220
Capa: Mole
PVP: 15, 15 €

Sinopse:
Algures no mundo existem seis pessoas que – separadas – não passam de excluídos, seres desajustados. Mas uma força inconcebível vai uni-los e, um dia, talvez consigam juntar os seus singulares poderes e transformar o mundo. São uma nova entidade cuja génese e maturação não será pacífica. Foi talvez a primeira vez que alguém levou tão longe, na ficção, o tratamento do tema da mutação da Humanidade.

Opinião:
Passei as últimas horas, desde que acabei o livro, a imaginar o que poderia ser dito sobre ele.
A verdade é que é um livro bastante peculiar, muito diferente daquilo que já li e, sem dúvida, uma óptima estreia para mim no mundo da ficção científica.
Desde o inicio percebemos que este vai ser uma leitura comovente, surpreendente e, sem que nos apercebamos, instrutiva e real.
A história destes indivíduos com poderes singulares é uma que nos vai querer ficar todo o dia com o nariz enfiado no meio das suas páginas, imaginando o que poderá acontecer àquelas crianças e adultos.
Mais do que isso, esta obra quebra todas as barreiras da ficção e leva-nos mais além daquilo que alguma vez esperámos e transporta-nos para a compreensão do - utilizando as expressões do livro - Homo Sapiens e a apresentação de um novo passo na evolução do ser humano: o Homo Gestalt e a sua imortalidade.
Tal como é dito na sinopse original do livro, é uma leitura 'compulsiva', com a maneira única de escrever deste autor.
Uma obra prima que aconselho a qualquer fã de fantasia...

«Uma leitura incomparável e comovente que nos agarra até à última página.»

Friday, 5 October 2012

Alex Rider - O Projecto Gemini (Anthony Horowitz)

Título: Alex Rider - O Projecto Gemini
Autor: Anthony Horowitz
Tradução: Maria Georgina Segurado
Páginas: 176
Capa: Mole
PVP: 12, 61 €

Sinopse:
O MI6 tem uma nova missão para Alex, que o levará a infiltrar-se num misterioso colégio para filhos rebeldes de famílias bilionárias, situado numa isolada montanha dos Alpes. Mas rapidamente Alex se apercebe de que algo de muito estranho se está ali a passar. Conseguirá ele desvendar o segredo que envolve aquele lugar e salvar o mundo de uma mente diabólica?

Opinião:
Agora que li o segundo livro na colecção 'Alex Rider', consigo compreender o quão subestimei 'Operação Stombreaker'.
Assim que comecei a ler o primeiro capítulo percebi que 'O Projecto Gemini' teria muito mais acção, suspence e intriga, mas nada me preparou para o que realmente senti.
Quando o primeiro capítulo (de título muito apropriado 'Queda') nos apresenta 'o Cavalheiro' e um bilionário, envolvemo-nos imediatamente na história, sustendo a respiração e tentado não pestanejar para não perder uma só palavra... e não expiramos até chegarmos à última página que, como (ou talvez mais) o primeiro livro, nos surpreende e nos deixa a pedir mais.
Uma história fascinante para os leitores de acção e um final que me fez chorar por nenhum outro livro da colecção ter sido publicado pela Editorial Presença depois de 'O Projecto Gemini'.

Thursday, 4 October 2012

Alex Rider - Operação Stormbreaker (Anthony Horowitz)

Título: Alex Rider - Operação Stormbreaker
Autor: Anthony Horowitz
Tradução: Maria Georgina Segurado
Páginas: 152
Capa: Mole
PVP: 12, 61 €

Sinopse:
Apesar dos seus catorze anos, Alex reúne as qualidades raras de um verdadeiro espião e protagoniza com heroísmo a série que este volume inicia. O que ele deseja acima de tudo é ser um adolescente igual a todos os outros, mas acaba por se ver forçado a ser um superespião, e é arrastado para um verdadeiro tornado de aventuras e perigos que o levará a cruzar o caminho de Herod Sayle, um multimilionário com um plano diabólico que ameaça todas as crianças do planeta. Só Alex as poderá salvar, mas o tempo corre contra ele e os perigos são muitos...

Opinião:
Li este livro em apenas um dia porque, literalmente, não conseguia largá-lo. Li durante os diminutos intervalos da escola, li à noite, antes de deitar, de manhã antes de ir para a escola e em qualquer espaço livre que tive no meio dessas horas.
Já conhecia a história, porque já vi o filme, mas o livro não pode ser comparado. Mesmo conhecendo a história geral, continuei de olhos bem abertos, tentando perceber em que desaventura se ia meter o Alex na página seguinte.
É um personagem muito forte e intuitivo, corajoso e, ao mesmo tempo, um modelo da maioria dos adolescentes de 14 anos.
A partir de agora, este será uma recomendação imediata para quem gosta de espiões, emoção e muita aventura, porque a história de Alex Rider vai deixar todos os leitores - eu incluida - com o coração a palpitar, enquanto nos envolvemos facilmente na história de um adolescente peculiar.

Wednesday, 3 October 2012

Livros, livros, livros....

Como devem ter reparado, se acompanham o blog desde o ínicio, este site já passou por muitas mudanças, tanto a nível estético como a nível de variedade de assuntos que partilho.
Mas, agora, este será a decisão final: este blog é oficialmente, sobre livros. Continuarei a escrever alguns dos meus muito estranhos desvaneios, mas será, essencialmente, uma página sobre livros, onde partilharei mais frequentemente as minhas opiniões sobre os livros que leio.
Esperem algumas opiniões em breve, bem como um e-mail próprio do blog.

Até mais,
Joana

Monday, 27 August 2012

'Tough Guys and Drama Queens' by Mark Gregston - bookreview

Courtesy of Book Sneeze
I requested this book from Booksneeze because I was intrigued by the cover and the title. I am not a parent, I am a teenager, but I love to read the parents' version of their kids life.
There's no need to say that I loved this book, not only because I'm sure my parents will learn a lot from it, but also because it teached me so much about myself and about what I feel, as a teenager.

In this book, Mark Gregston, the founder of Hearthlight, a Christian residential counseling center, uses his years working with teenagers to teach moms and dads that it's necessary to walk a mile in their kids shoes to understand just how dificult adolescence can be. Parents need to realize that we're in a different time from their's. The media we are overexposured to can be wearing for a teenager and can cause damages in our young minds.
We need our parents, not to be judgemental, to tell us what we are doing wrong, but to be someone we feel safe talking to... a person who listens and helps, when his or her help is requested.

I would strongly recommend every parent  - and teenager - of a teenager or teenager to be to read this book.
Now, understand this: it's impossible to understand a teenager - even we don't understand ourselves - but it is possible to try to make our teenage years a little less confusing and draining.

Wednesday, 20 June 2012

Breaking Dawn Full Teaser Trailer!

Aqui está o Teaser Trailer completo de 'The Twilight Saga: Amanhecer - parte 2'

Here it is the full Teaser Trailer for 'The Twilight Saga: Breaking Dawn - part 2'




Saturday, 16 June 2012

In My Mailbox

Desculpem, eu sei que não tenho postado nada nestes últimos tempos, mas tenho tido imensos testes e o meu tempo livre tem sido usado para escrever alguns parágrafos do meu livro. Enfim, aqui estão os livros que recebi desde o último In My Mailbox:

Numa troca de livros que aconteceu na minha escola, acabei por me contentar com estes dois:

(O que eu tenho é uma edição para crianças, por isso só tem algumas páginas)


Comprei estes por um euro cada numa festa que houve na minha localidade:


A Ilha dos Rochedos Murmurantes de A. Windsor-richards

(não encontrei uma foto, desculpem)

e Contos Maravilhosos de Natal de Andersen, Selma Lagerlof, Leão Tolstoi e outros

(também não encontrei uma foto)


A minha avó emprestou-me este:


A minha outra avó ganhou este e acabou por mo dar:


Não sei se já vos tinha mostrado este, mas aqui vai um que ganhei num concurso do GoodReads à um tempo:


No jornal 'Correio da Manhã' estão a sair algumas obras de Júlio Verne, por isso eu comprei o primeiro, um dos grandes clássicos da literatura:

A minha cópia é igual a esta e é linda!
Já há um tempo, a minha mãe também me deu um outro bastante conhecido:



Também há alguns meses recebi estes dois do Booksneeze:


Já os li e podem ler a minha opinião nos posts anteriores

E por último (espero não me ter esquecido de nada), comprei este numa loja em segunda mão e imaginem qual não foi a minha animação quando li que era considerado um 'Harry Potter' para adultos!


Estou neste momento a lê-lo e adoro-o! Não é uma leitura fácil, mas vale completamente a pena.

UFA! Isto é que foi um gazilião de livro, hã?! Até à próxima! :)

Friday, 18 May 2012

Momaholic by Dena Higley Review

I must start this review by saying that I have no idea why I chose this book from Booksneeze. I’ve never heard of ‘Days of Our Lives’, because I live in Portugal, so it wasn’t because I recognized Dena Highley and it isn't even because I'm a mom(aholic)... because I'm not even a mom.
Courtesy of Book Sneeze

So why choose this book? I don't know, but I really don't regret it.

Synopsis:
«Soap writer Dena Higley was all things to all people. A wife, mother of four, and head writer for Days of Our Lives, Dena ably hovered over the numerous people and responsibilities in her life, eager to right every wrong and fulfill every need. But when her very “normal” family began to spiral out of control, Dena soon became the central character in her own real-life drama, and a night spent in the ER made her realize that her pursuit of perfection was backfiring big time.
Momaholic is one woman’s private, dramatic, and often comical invitation to peek inside a time in her life where everything fell apart and she had to take an honest look at what she was doing right and what she’d been doing terribly wrong. With this simple discovery, her whacky family’s season of becoming unraveled found a new glue (other than her blood, sweat and tears) that would re-bond her family and unite them in a deeper and more functional way than ever before.
The real life characters:
* A MOM who is literally the head writer of a network soap opera… at work and at home
* A HUSBAND who expects perfection from his kids and his wife, but who has the wisdom to know he’s being unrealistic and yet, can’t help but scratch his head in frustration as his family’s troubles seem to spiral out of his control
* An autistic SON
* A popular DAUGHTER who is suddenly pregnant
* An ADOPTED DAUGHTER pulled from the jungles of Vietnam with no leg below the right knee and fingers fused together
* An ADOPTED SON from Ethiopia, rescued from the streets at the age of 9.

This is a story showing the speed with which a “normal” family can fall apart. No one dies. No one gets kidnapped. They just have to deal with each of their own issues….and then one unwanted and unplanned pregnancy. This was a church-going family whose kids were taught abstinence until marriage. With the family running around as the tornado sirens roared warnings to take cover, mother, Miss Drama, becomes the biggest mess of all and ends up finding a whole new freedom for her soul.»

I loved this book. It teached me so much about motherhood and what to expect when I have my own kids, one day.
In ‘Momaholic’ Dena Higley took self-help books to a whole new level, it’s a humorous perspective on the most beautiful and difficult job in the world… being a mom. It made me respect my mother (and all of the moms out there) like I had never respected before.
So thank you, Dena Higley, for this inspirational story about, not only your kids, but about your career and life itself.

Friday, 13 April 2012

J.K. Rowling confirma estar a trabalhar numa enciclopédia sobre Harry Potter


Com o re-lançamento do site de J.K. Rowwling, ontem, a autora também respondeu a algumas perguntas novas na secção de FAQ's (clica para visitar).

O melhor de tudo, foi o facto de ter respondido a uma pergunta em que todos os fãs de Harry Potter pensam desde o lançamento do último livro.

E sobre a Encliclopédia sobre Harry Potter?

"Durante muito tempo eu fui prometendo uma enciclopédia do mundo de Harry, e eu comecei a trabalhar nisso agora - algumas dessas informações formam o novo conteúdo de Pottermore. É provável que seja um trabalho demorado, mas quando terminar doarei todos os direitos para caridade."

E isto quer dizer que, para além de Pottermore, os fãs terão acesso a um olhar mais atento no mundo de Harry Potter! É a primeira ver que a própria JKR menciona que está, na realidade, a trabalhar nesta antecipada enciclopédia.

Mal posso esperar, e vocês? Bem, agora só posso dizer: Foi uma semana e pêras para os fãs! ;D

FONTE: MuggleNet.com (clica para visitar o post original)
                                                                                     (click to visit the original post)
 

Thursday, 12 April 2012

Revelado o título, a data de lançamento, sinopse e novo site para o novo livro de J.K. Rowling


A escritora de Harry Potter, J.K. Rowling, revelou o título, a data de lançamento e uma breve snipose, bem como o seu novo website (clica para visitar) para o seu mais recente projecto, "The Casual Vacancy".

O site foi completamente redesenhado com um recurso de linha do tempo que permite aos usuários explorar a vida da nossa autora favorita. Detalhes adicionais sobre o seu livro altamente antecipado para adultos podem ser encontradaos também no referido site.

The Casual Vacancy será lançado a 27 de Setembro de 2012 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Aqui está uma breve snipose do site  oficial da Little, Brown Group (está em inglês; se precisarem que traduza, é só dizer):

When Barry Fairweather dies unexpectedly in his early forties, the little town of Pagford is left in shock.
Pagford is, seemingly, an English idyll, with a cobbled market square and an ancient abbey, but what lies behind the pretty facade is a town at war.
Rich at war with poor, teenagers at war with their parents, wives at war with their husbands, teachers at war with their pupils...Pagford is not what it first seems.
And the empty seat left by Barry on the parish council soon becomes the catalyst for the biggest war the town has yet seen. Who will triumph in an election fraught with passion, duplicity and unexpected revelations?"

Estão anciosos? Comentem! :) (Eu não sei o que esperar deste livro. Parece, realmente, extremamente diferente dos seus anteriores livros, que tão bem conhecemos. Mal posso esperar por mais detalhes, pela capa e por o ter nas minhas mãos!)



FONTE: MuggleNet.com (clica para visitar o post oficial)
                                                         (click to visit the original post)

Monday, 2 April 2012

Beyond Molasses Creek by Nicole Seitz book review

«Three lives are bound by a single book…
and the cleansing waters of Molasses Creek.»

If I must be honest, this was the sentence that made me chose this book to review. It got me intrigued over how the story would end, and make a single sentence do that is not an easy job, and Nicole Seitz rocked at it.

Ally Green spent the last years traveling the world, but now that her father joined her mother in death, she finally returns to her hometown, to bury her father and her past. But the reason why she’s stayed away so long, and her best friend, Vesey Washington, is still there, just across the creek. When Ally founds a message from her father asking her to let go with her past, it seems it isn’t through with her yet.

On the other side of the world, a young woman escapes her prison of rock, in a quarry in Nepal, and, with a strange and mysterious sketchbook in hand, she will walk miles, following the truth wherever it leads her.
Courtesy of Book Sneeze

That is basically what it says on the back of the book, and as soon as I read it for the first time I knew I would love this book... and I did.
It is beautifully written, with some irony in the mix. I didn't really know what the book was about, and I was excited about that. I always loved books that leave me wondering how it's going to end, until I read it like I drink water in the summer!
I really couldn't put the book down, and for a person like me, that's a huge achievement.
This was the first book by Nicole Seitz that I read, and I'll certainly read a lot more when I have the chance, because when you cry and laugh because of a book, you know that's a good book!

Wednesday, 28 March 2012

Sem leitura, a imaginação envelhece



Quem pode negar essa afirmação? É o slogan da campanha que a Literacy Foundation, entidade que luta pela alfabetização no mundo desde 1989, criou para convocar as pessoas a darem The gift of reading. Ou seja, doar dinheiro ou livros para se transformarem num alimento para a alma de crianças que não teriam acesso a um livro de outra forma. É difícil não nos identificar-mos com o vídeo, que recorre a personagens dos clássicos infantis, que tão bem conhecemos.

Eu bem sei que isto já tem *algum* tempo, mas queria, ainda assim, partilhá-lo aqui no Inbetween Books, e talvez sencibilizar alguns de vocês a lerem, tanto sozinhos, como em voz alta para outras pessoas.


Sei que pode parecer um bocadinho infantil, mas acho que, para quem cresceu a ouvir estas histórias, o vídeo dá uma pequena vontade de chorar... :')

FONTE: Menos um na estante (clica para ver o site)

Marcador de livros inovador!

Quem diria que um pedaço de plástico dobrado pudesse ser aplicado de uma forma tão genial? Ah, a criatividade humana! Depois de conhecer o Albatros bookmark, fiquei a pensar em quantos potenciais marcadores de livros eu deitei fora. A invenção simples e funcional é do designer de produtos francêses Oscar Lhemite.


O trunfo do marcador é não perder a página se o livro for fechado de repente, como mostra o vídeo seguinte. É possível pré-encomendar um conjunto de 6 Albatros por $10, e assim participar numa campanha para viabilizar o lançamento do produto.


Albatros bookmarks from Oscar Lhermitte on Vimeo.

Podia existir cá em Portugal, não? ;P
FONTES: Menos um na estante (clica para ver o site)

Manto da Invisibilidade torna-se cada vez mais real na Universidade do Texas

Em 2006, um dos melhores sites para os Potterheads curiosos, MuggleNet (clica para visitar), informou (clica para visitar o post) que os cientistas estavam a estabelecer um tecido azul para criar um manto invisibilidade que poderia executar a mesma função básica do manto do Harry.


Hoje, estamos mais perto do que nunca, visto que investigadores da Universidade do Texas em Dallas partilharam um vídeo que mostra o seu conceito de nano tecnologia, que neste caso é a curvatura dos raios de luz que cria uma deflexão foto térmica para dar a impressão de que o objecto é invisível. (eu sei, eu sei, a minha cabeça também me dói como tudo!)

Após alguma pesquisa, encontrei o referido vídeo. Aqui está (fantástico, não?):



O que acham? Acham que o manto da invisibilidade devia ficar dentro dos livros, no mundo fantástico de Harry Potter? Estará o mundo pronto para uma aplicação na vida real para o manto? Partilhem as vossas opiniões nos comentários, em baixo.

FONTE: MuggleNet (clica para ver o post original) (click to see the original post)

CLICA AQUI PARA VER OUTROS ARTIGOS SOBRE O ASSUNTO!
CLICK HERE TO READ OTHER ARTICLES ON THE SUBJECT!

Academia "Potter": Uma Universidade na China usa "Harry Potter" como método de educação científica

A série Harry Potter tem sido usada para uma variedade de temas nas escolas de ensino superior em todo o mundo. Por exemplo, o departamento de educação da Durham University oferece aos seus alunos um módulo de 30 créditos de Harry Potter and the Age of Illusion. Mas a Sun Yat-sen University, na parte sul de Guangdong, China, usou recentemente a série Harry Potter para ajudar os alunos a compreender... genética?

A Professor Chen Suquin explica:

"A genética influencia muito como uma mãe reage durante a gravidez e como eleva seus filhos. Em 'Harry Potter', podemos facilmente encontrar tais casos de estudo em Harry e Voldemort, que são ambos suspeitos de terem alguns dos mesmos genes, como os Slytherin, e que vivem em ambientes [mágicos] semelhantes.


Por que é Harry e Voldemort têm personagens totalmente opostas? Foi porque Harry estava rodeado pelo amor da mãe no interior do seu ventre e quando nasceu, enquanto a mãe de Voldemort estava cheia de ódio durante a sua gravidez?"

Genética é frequentemente encarada como um curso muito chato e seco de estudo, mas com uma fã de Harry Potter na aula, este curso irá aumentar a sua curiosidade e ajudá-los ao longo do programa de estudos. Na verdade, desde o início deste programa de estudo, uma vez rejeitadas como curso eletivo, que se estende por 36 horas e oferece dois créditos, viu as inscrições crescer substancialmente.



Comentem com a vossa opinião sobre este assunto e diz se até a tua escola se tornava o céu se houvesse algo assim. ;D


FONTES: MuggleNet (clica para ver o post original) (click to see the original post)

Just because

Só porque estava aborrecida... aqui vai :)

Just because I was bored... here it goes :)


Conseguem descobrir todos os livros?

Can you find all of the books?

Tuesday, 27 March 2012

Impressão tradicional para os apaixonados por livros

Sabes quando estás apaixonado por alguém e de repente encontra um vídeo lindo, com as melhores imagens do crescimento daquela pessoa e do caminho que ela fez até se tornar aquilo que admiras hoje? É mais ou menos essa a sensação ao ver o vídeo Birth of a Book para quem é apaixonado por livros.



O vídeo é um projecto de filmagem, com a direcção e edição do inglês Glen Milner, a pedido do Daily Telegraph. Mostra a impressão de um livro usando métodos tradicionais, bastante artesanais. É uma tiragem limitada de 2 mil exemplares do Mango and Mimosa, da escritora Suzanne St Albans.
Em tempos em que se dita o fim do livro impresso, são imagens que se saboreiam ainda com mais prazer.


A experiência de leitura com um livro impresso é algo que o eBook jamais conseguirá atingir, e este vídeo é uma prova. A leitura de um livro verdadeiro envolve-nos, deixa-nos próximos do que estamos a ler. Começando com o deleite visual da capa, a textura das páginas, o peso na nossa mão, o cheiro (adoro o cheiro dos livros novos), o conforto visual e suavidade das páginas, e uma série de outras sensações como acompanhar o avanço da leitura pela posição do marcador... Meu Deus!!! Tanta coisa. O livro, o LIVRO verdadeiro, é insubstituível.



FONTE: Menos um na estante (clica para ver o site)

Real-Life Dark Mark?

Nokia, a empresa de comunicações finlandesa, criou a patente de um material que é aplicado à pele. Eles alegam que quando se recebe uma chamada telefónica, este material vibra. Soa familiar? É a versão finlandesa da Marca Negra de Voldemort (;

Nokia, the Finnish communications company, filed a patent for a material that is applied to the skin. They claim that when you’re receiving a phone call, this material will vibrate. Sound familiar? It’s the Finnish version of Lord Voldemort’s Dark Mark (;




FONTE: harrypotterfandom.net (clica para ver o site)
                                                                                                             (click to see the site)

O Profeta Diário pode ser o futuro dos jornais dos Muggles



Initial prototype from Interactive Newsprint on Vimeo.

É realmente incrível como o mundo mágico de Harry Potter, criado pela autora J.K. Rowling, continua a aparecer na ciência moderna por todo o mundo.

Por exemplo, os cientistas estão cada vez mais perto de desenvolver um manto de invisibilidade; Kymera Wands são usadas como controle remoto para a televisão; genética está a ser ensinada com a série Harry Potter, como uma fonte de referência e material de estudo. Em todo o lado, vemos pedaços da série Harry Potter tornar-se realidade.

Hoje, apresento-vos como O Profeta Diário, que é visto em muitos dos filmes de Harry Potter, pode ter mostrado o caminho para a forma como o futuro dos jornais em todo o mundo serão produzidos e distribuídos.

A partir de um artigo recente: Um jornal interativo é um novo projeto de pesquisa liderado pela School of Journalism Media and Communications (JoMeC) em UCLan, financiado pelo Digital Economy Programme. A nova tecnologia sendo desenvolvida irá incorporar conteúdos multimédia variando de repórteres de áudio para as pesquisas da web ou de publicidade feitos para o leitor tocar várias partes do próprio papel. O circuito será incorporado no no próprio papel para criar um método totalmente novo de se comunicar com os leitores através de jornais impressos.

É que isto vai depressa demais? Estão os jornais a tornarem-se uma coisa do passado com os avanços na cobertura das notícias na Internet? Ou será que esta tecnologia vai salvar as empresas jornalísticas de impressão em todo o mundo?

FONTE: MuggleNet (clica para ver o post original)