Pages

Procurar

Sunday, 11 November 2012

Ética Para Um Jovem (Fernando Savater)

Título: Ética Para Um Jovem
Autor: Fernando Savater
Tradução: Miguel Serras Pereira
Páginas: 160
Capa: Mole
P.V.P.: 11, 90 €

Sinopse:
Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citações de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores.

Opinião:
Como é que este livro me chegou às mãos é uma história muito mais interessante e esquisita do que alguma vez a podia fazer parecer, mas vou fazer o meu melhor:
Basicamente, a minha professora de Educação Física emprestou-me, devido a algumas coisas que lhe confidenciei, relacionadas com uma outra pessoa da nossa turma. Quando mo passou para as mãos, disse-me que, depois de o ler, lhe dissesse a quem eu achava que ela deveria emprestar a seguir. Logo na primeira página, ela tinha escrito uma mensagem para todos aqueles que lessem aquele livro, o que realmente me deixou curiosa.
Agora, a minha opinião:
É, sem dúvida, um livro de leitura bastante rápida e fácil, o que não significa, claro, que não seja verdadeiro, interessante e extremamente útil para algumas situações em particular.
Adoro o facto de que, no fim de cada capítulo, sejam citados alguns livros ou até mesmo pessoas e que, mesmo no decorrer do capítulo em si sejam utilizados exemplos muito cativantes e diferentes, e ainda assim, muito fáceis de compreender.
Também gostei muito da escrita utilizada porque, para além de poético e distinto, este é um livro dedicado a jovens. O escritor, Fernando Savater, escreve como uma carta ao filho adolescente e relembra algumas situações vividas pelo próprio.
É também de apontar a última parte do livro, que serve de epílogo. Foi escrito alguns anos depois de tudo o resto e, sendo o filho do escritor já adulto, esse último capítulo é dedicado a nós, jovens que o lemos e aos adultos que um dia já estiveram na nossa situação, passando uma mensagem muito forte e comovente que certamente acompanhará quem a ler até ao fim das suas vidas!

No comments:

Post a Comment