Pages

Procurar

Sunday 3 February 2013

Louca por Compras (Sophie Kinsella)

Título: Louca por Compras
Autor: Sophie Kinsella
Páginas: 336
Capa: Mole


Sinopse:
Quando as coisas se descontrolam - os descontrolados vão às compras. Rebecca Bloomwood é louca por compras, está enterrada de dívidas até aos ossos e passa o tempo a tentar escapar ao seu gerente de conta. A sua única esperança é tentar ganhar mais e gastar menos. O seu único consolo é comprar alguma coisa - só mais uma coisinha…


Opinião:
Este é, claro, um livro muito feminino e de rápida leitura.
Sendo o primeiro volume de uma série, achei-o bastante aborrecido, fútil e não tão bem escrito quando eu esperava.
Devo admitir: existiram muitas cenas que nos deixam agarradas ao livro enquanto duram, mas as restantes deixam muito a desejar.
Algo que gostei bastante nesta história é que é verdadeira e narra a vida de uma viciada em compras: mostra como esse problema pode levar a outros maiores, como relações são destruídas, como vidas são desperdiçadas e como corações são despedaçados.
O romance existente foi bastante repentino, ainda que de uma maneiras pouco óbvia, mas, no geral, foi bem descrito e representado.
Mais um ponto negativo que devo acrescentar - e que mais me parece ser um negativo-positivo - é o fim.
O fim do livro pareceu-me demasiado 'conto de fadas', mas num parágrafo das últimas páginas, podemos ver como o vício de Rebecca Bloomwood ainda não foi completamente destruído e esse pequeno detalhe deixa o leitor a pensar no que poderá acontecer na sequela - que esta primeira parte não me entusiasmou o suficiente para ler, ainda.
Depois do somatório de todos os aspetos positivos e negativos que posso, ou não, ter enumerado acima, digo que, na minha opinião, - e acreditem que odeio admitir o que estou prestes a escrever - o filme foi ligeiramente melhor do que o livro original. Isso não me impediu de gostar um pouco desta história, mas temino dizendo que gostar ou não gostar deste livro é uma questão de gostos, que se irá alterar de individuo para individuo.

Uma Série de Desgraças - Lugar Tenebroso (Lemony Snicket)

Título: Uma Série de Desgraças - Lugar Tenebroso
Autor: Lemony Snicket
Páginas: 184
Capa: Mole
 
Sinopse:
Espero que, para teu bem, não tenhas decidido ler este livro por estares com vontade de ter uma experiência agradável. Se for este o caso, aconselho-te a poisares o livro imediatamente, porque de todos os livros sobre as infelizes vidas dos órfãos Baudelaire, "Lugar Tenebroso" poderá ser o pior até hoje publicado. A Violet, o Klaus e a Sunny Baudelaire são enviados para Paltryville para trabalharem numa serração. O pior é que lá só encontram azares e infelicidade por detrás de cada tronco.
As páginas deste livro, lamento informar-te, contêm coisas tão desagradáveis como uma máquina de tenazes gigante, um homem com uma nuvem de fumo onde deveria ter a cabeça, uma hipnotizadora e um terrível acidente que causa uma lesão grave.
Prometi escrever toda a história destas três pobres crianças. Por felicidade tua, o teu caso é bem diferente. Por isso, se preferires histórias mais agradáveis, está à vontade: podes fazer outra escolha.

Opinião:
O quarto volume da série 'Uma Série de Desgraças' conta a história do quarto lar adotivo dos irmãos Baudelaire e, assim, a quarta aventura destes três pobres órfãos.
Se o leitor ler este livro com tudo o que tem dentro de si, perceberá que a primeira frase que escrevi está errada: sim, Lugar Tenebroso é o quarto volume desta triste série, esta foi a quarta aventura dos três irmãos desde que os seus pais morreram, mas o lugar para onde foram levados mal consegue ser chamado um 'lar'.
Não partilhando demasiadas informações com aqueles que poderão estar a ler esta minha opinião que ainda não tenham lido este livro, digo isto: Os mais estranhos acontecimentos rodeiam Violet, Klaus e Sunny a cada esquina da horrífica fábrica e, claro, o Conde Olaf está de volta, desta feita com mais dos seus malvados ajudantes. Os órfãos vivem uma vida horrível e a única fonte de afeto que encontram são eles próprios e não mais do que duas pessoas que conhecem.
Mas este livros foi, provavelmente, para mim, o mais emocional de ler, até agora, pois, durante a história, os três irmãos são separados pelas desgraças e necessitam de usar os conhecimentos que aprenderam uns com os outros para sobreviver aos terríveis planos do conde, tornando-se, assim, mais próximos e, ao mesmo tempo, mais fortes, juntos e separados.
Esta história constitui uma experiência literária fantástica e muito emotiva para os que se atreverem a lê-la.